Na Solenidade de Todos os Santos, a Paróquia realiza investidura de novos Coroinhas e Cerimoniários

No dia em a Igreja celebra a Solenidade de Todos os Santos, a Paróquia Santo Antônio do Barro acolheu à 10 novos Coroinhas e 6 novos Cerimoniários.
Reprodução. (Fotos: Darkinha – Pascom)
A celebração foi presidida pelo Padre José Cláudio, pároco e reitor do Santuário e da Paróquia, que os apresentou, abençoou e investiu os novos coroinhas e cerimoniários. Foi um momento especial na vida de todos os jovens e também para suas famílias. Na mesma ocasião, os coroinhas veteranos também renovaram seu ministério diante da comunidade.

Ser coroinha é estar dentro do ministério que serve ao altar naquilo que lhe é próprio. Para nossa igreja é uma graça ter um número expressivo de coroinhas e vê-los abrilhantando ainda mais nossas celebrações.

Todos passaram por um período de preparação, onde foram conscientizados do valor da Eucaristia e do serviço que prestam no auxílio ao sacerdote. Ser coroinha possibilita a essas crianças uma experiência pessoal dos mistérios da fé, de modo especial da Eucaristia. É também uma forma de incutir neles responsabilidades e vivência em comunidade.
Momento que o pároco acolhes os Coroinhas e Cerimoniários. (Fotos: Darkinha – Pascom)
Com um maior número de coroinhas torna-se possível fazer, com mais frequência, celebrações solenes e tais celebrações, por sua vez, atraem mais e mais candidatos ao grupo de coroinhas e cerimoniários.
Não se trata aqui de um ministério instituído de acólitos, mas daqueles que, mesmo sem ser instituídos, atuam na Liturgia como acólitos – o que é perfeitamente lícito, na falta de instituídos (cânon 230,3). Dentre esses “não instituídos”, estão os meninos que atuam nessa função, que se convencionou chamar de coroinhas.

A Paróquia Santo Antônio os acolhe com amor e os incentiva neste ministério tão bonito. Contamos com a oração de os fiéis para que eles possam crescer cada dia mais na fé.
Texto: Rodrigo Martins (Pascom)