Quarta vela do advento: a Fé

Sem categoria

Neste último domingo, acendemos a vela vermelha, a vela da Fé que do latim “fides”, significa uma atitude de fidelidade.

Na carta aos Hebreus (11:1), a fé é definida como sendo ” o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem”. A quarta vela simboliza nossa fé em Cristo, que é a Luz do mundo.

A quarta vela marca os passos de preparação para acolher o Salvador, nossa expectativa da chegada definitiva da Luz ao mundo, que vem para dissipar as trevas. Simboliza ainda nossa fé em Jesus Cristo, que ilumina todo homem que vêm a este mundo e também os ensinamentos dos profetas, que anunciaram a chegada do Salvador.

João Batista, o último dos professas, vem nos mostrando nos últimos domingos, que a vinda do Filho de Deus se aproxima. Em nossos corações cresce a esperança, a paz, a alegria, cresce em nós a fé, pois Deus, pela Virgem Maria, gera seu Filho em meio a humanidade, para salvar-nos de todo o pecado.

A liturgia nos apresenta Cristo como sendo a incarnação do “Deus-Conosco”, que vem ao nosso encontro para nos dá a nova vida, salvando o seu povo dos seus pecados.

Somos inspirados a abrir as portas de nosso coração para a vinda, cada vez mais próxima, do Senhor. Como a Virgem Maria e São José, digamos sim, e acolhamos o Cristo nas manjedouras de nossos corações, renovemos a fé no Deus que está conosco, iluminando os nossos caminhos.

Autora: Mychelle Oliveira

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *