Domingo da Alegria : A terceira vela é acessa. “Alegrai-vos! Ele está bem perto!”

A tradição litúrgica da Igreja chama o terceiro domingo do advento de “Gaudete”, o “Domingo da Alegria”, porque a antífona de entrada começa com o imperativo: “Alegrai-vos!”. Essa antífona exclama: “Alegrai-vos sempre no Senhor. De novo eu vos digo: alegrai-vos! O Senhor está perto!” (Fl 4, 4.5). Como expressão dessa alegria, no lugar do roxo, pode-se usar, a cor rósea, que exprime a exultação pela aproximação do Santo Natal. Alegrai-vos! Alegremo-nos! O Senhor está perto! Está próximo o Natal.

Como sugere o tema da liturgia deste domingo, lembra-nos a proximidade da intervenção libertadora de Deus e acende a esperança no coração dos crentes. Diz-nos: “não vos inquieteis; alegrai-vos, pois a libertação está a chegar”.

A primeira leitura anuncia a chegada de Deus, para dar vida nova ao seu Povo, libertando-os da terra da escravidão e os conduzindo, para a terra da liberdade.

A segunda leitura convida-nos a não deixar que o desespero nos envolva enquanto esperamos e aguardarmos a vinda do Senhor com paciência e confiança. Recordando os domingos anteriores somos convidados a cheios de esperança e paz aguardarmos sua vinda, que se aproxima.

O Evangelho descreve-nos, de forma bem sugestiva, a ação de Jesus, o Messias: Ele irá dar vista aos cegos, fazer com que os coxos recuperem o movimento, curar os leprosos, fazer com que os surdos ouçam, ressuscitar os mortos, anunciar aos pobres que o “Reino” da justiça e da paz chegou. É este quadro de vida nova e de esperança que Jesus nos vai oferecer. O texto evangélico identifica Jesus com a presença salvadora e libertadora de Deus no meio dos homens. Neste tempo de espera, somos convidados a aguardar a sua chegada, com a certeza de que Deus não nos abandonou, mas continua a vir ao nosso encontro e a oferecer-nos a salvação.

Que a luz da alegria, inunde nossos corações e preparando dentro de nós sua manjedoura, para que possa nascer em cada um de nós.

“Sim, alegrai-vos, Ele está bem perto. Sim, alegrai-vos mais no Senhor!”

Autores: Mychelle Oliveira e Rodrigo Martins (PASCOM)