Assembleia Paroquial de Pastoral: Evangelizar seguindo Jesus Cristo como Discípulos e Missionários

A Assembleia Paroquial de Pastoral, que é o encontro anual de aprofundamento, avaliação e planejamento da caminhada pastoral, começou neste Domingo, 11, no Salão da Paróquia Santo Antônio, em Barro. Cerca de 96 pessoas, entre padres, religiosas, seminaristas e representantes das 31 comunidades que compõe o território paroquial, participam deste encontro junto ao padre José Cláudio, que participa pela primeira dessa assembleia, em Barro, como pároco.

Segundo padre Cláudio, que realizou a abertura desta Assembleia, “esse encontro é o momento de darmos importantes passos e mais firmes em nossa caminhada pastoral que estarão presentes no nosso Plano de Pastoral Paroquial, PPP, e darmos também continuidade aos trabalhos que já estávamos realizando”.

Dentre as principais discussões pautadas, uma delas é aprofundar e discutir o papel do leigo. Para isso, o seminarista Ailton Bento de Araruna assessorou o momento com o tema às luzes do “Doc. 105 da CNBB – Cristãos leigos e leigas na Igreja e na sociedade”. Em seguida, para aprofundamento dos leigos, das motivações e prioridades do Doc. 105, foram discutidas em grupos e plenárias, propostas e explanações, e depois partilhado para as devidas correções e/ou acréscimos à assembleia.

Além disso, outra pauta bastante aprofundada foi à formação e execução da tríplice múnus: os três ministérios (Palavra, liturgia e caridade) para 2017, que fora conduzido pelo coordenador da Pastoral da Criança, Adriano Teodório. O Pe. Cláudio ainda explanou o norteamento da caminhada paroquial atendendo ao pedido da última Assembleia Diocesana de Pastoral realizada nos dias 11 e 12 de Novembro em Crato, dando ênfase à organização, estruturação e a formação das pastorais, movimentos e dos conselhos das comunidades, nascendo aí o Plano Pastoral, em frente às realidades da paróquia, e saindo daí à missão evangelizadora da Igreja.

Autor: Rodrigo Martins