Acendeu-se a Vela da Paz: “Preparai o Caminho para o Senhor”!

Iniciamos a segunda semana do advento, o tempo de preparação para a chegada do menino Jesus. Neste 2º domingo  a liturgia abre-nos a oportunidade de acender a segunda Vela da Coroa do Advento, a Vela da Paz. Do latim “pax”, é um estado de calma e tranquilidade, sem perturbações ou agitação. Somos chamados a acalmar nossos corações, tirando tudo o que vem perturbando o nosso coração, o preparando para recebermos o filho de Deus que vem.

Atendendo a mensagem evangélica da liturgia: Na primeira leitura, o profeta Isaías apresenta um enviado de Javé, da descendência de David, sobre quem repousa a plenitude do Espírito de Deus. A sua missão será construir um reino de justiça e de paz sem fim, de onde estarão definitivamente banidas as divisões, as desarmonias, os conflitos; A segunda leitura dirige-se àqueles que receberam de Jesus a proposta do “Reino”, nos quais devem dar testemunho de união, de amor, de partilha, de harmonia entre si, acolhendo e ajudando os irmãos mais débeis, a exemplo de Jesus; No evangelho de hoje (Mt 3, 1-12), o evangelista nos apresenta João Batista, o último dos profetas, que veio para preparar os caminhos do Senhor e que anuncia que a concretização desse “Reino” está muito próxima. “Dizia ele: “Fazei penitência porque está próximo o Reino dos Céus.” Este é aquele de quem falou o profeta Isaías, quando disse: Uma voz clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as suas veredas”. Mas uma vez somos chamados a nos arrepender de nossas faltas, e nesse tempo realizar obras de penitência e reconciliação com Deus. João ainda convida os seus contemporâneos a mudar a mentalidade, os valores, as atitudes, a fim de que nas suas vidas haja lugar para essa proposta que está para chegar… “Aquele que vem” (Jesus) vai propor aos homens um batismo “no Espírito Santo e no fogo” que os tornará “filhos de Deus” e capazes de viver na dinâmica do “Reino”.

Portanto, esta segunda vela acesa neste segundo domingo do tempo do advento nos apela ao desejo de conversão, da construção da justiça e de paz, do arrependimento dos nossos pecados e também o compromisso de prepararmos, assim como São João Batista, o caminho do Senhor que virá.  Esta vela lembra ainda a fé dos profetas, assim como Isaías e de São João Batista, que anunciaram a salvação para todos os povos. Preparemos nosso coração (o caminho) para o Senhor, acendendo também em nós a chama da paz, e cheios dessa tranquilidade, aguardar a vinda de Jesus, ele que vem para batizar-nos com o Espírito Santo, como nos lembra João Batista.

Autores: Rodrigo Martins e Mychelle Oliveira (PASCOM)