Dom Fernando envia mensagem aos fiéis sobre as eleições 2016

Noticias da Igreja

No início de outubro os cidadãos brasileiros são chamados a irem as urnas para exercerem sua cidadania elegendo prefeito e vereadores para cada município. Por isso o bispo dom Fernando Panico publico, em sua fanpage, uma mensagem falando sobre a importância deste momento para o país. Confira a mensagem na íntegra:

Queridos amigos e irmãos,

Nas próximas eleições municipais na nossa Diocese e em todo o Brasil, convocados para escolher Prefeitos e Vereadores, urge agir como homens e mulheres de fé, cidadãos guiados por uma consciência cristã sã e esclarecida. Está em jogo o bem comum para todos nós, neste momento de particulares cuidados que a nossa história e a nossa responsabilidade cívica sugerem.
Faço minha a exortação e o esclarecimento pastoral dados pelos Bispos do Estado do Rio de Janeiro, conforme uma nota que desejo levar ao conhecimento e ao coração de todos os diocesanos de Crato e aos internautas leitores e amigos. Transcrevo a nota, assim como chegou até mim.

Dom Fernando Panico, MSC

Bispo da Diocese de Crato

VOTO DECISIVO

Estamos próximos das eleições municipais, que decidirão o futuro do nosso município. Não pense que o seu voto não é importante, que é apenas um a mais, que não resolverá nada, que tanto faz votar nesse ou naquele candidato! O seu voto é decisivo. Você é responsável pelo nosso futuro. Vote conscientemente, como bom cidadão.

Por isso, os Bispos do Estado do Rio de Janeiro, usando como epígrafe a frase do profeta Isaías (32, 17): “A paz é fruto da justiça”, emitiram uma nota sobre as Eleições Municipais de 2016, que diz assim:

“Seu voto para escolher o Prefeito e Vereadores é importante e decisivo para o futuro.
Depende de você que o seu município seja governado por pessoas que desejem o bem de todos. Não troque seu voto por favorecimentos pessoais, benefícios materiais, promessas ilusórias, etc. Escolha candidatos que:

– tenham ficha limpa: não sejam corruptos nem multipliquem seus bens pela corrupção;
– sejam bons administradores, porque quem não cuida bem de seu patrimônio não tem condições de representar o povo na Prefeitura nem na Câmara Municipal;
– respeitem e promovam a família;
– valorizem a educação das crianças, adolescentes e jovens, o ensino religioso nas escolas, a liberdade religiosa, o lazer sadio e o atendimento melhor à saúde;
– defendam sempre a vida e sejam contra o aborto e as drogas;
– promovam o cuidado da casa comum, respeitando o equilíbrio da natureza: florestas, rios, saneamento básico e a construção de moradia em lugares sem risco;
– apresentem projetos concretos para a digna mobilidade humana;
– comprometam-se com estratégias eficazes para segurança e paz da sociedade e estimulem um desenvolvimento que gere oportunidades de trabalho.

O futuro do seu município está em suas mãos!”

Reflita sobre cada uma dessas qualidades, para que possa fazer uma boa escolha. Analise os candidatos, seu passado, seus projetos, suas características, etc.

Não seja corrupto: não venda o seu voto. Não corrompa o candidato perguntando o que ele vai lhe dar em troca do seu voto. Pense mais no bem da cidade e da população do que no seu bem próprio. Você se beneficiará de um bom governo e de uma boa legislatura.

Você também é responsável pela sua cidade e município. Pela sua limpeza, seu trânsito, suas construções, sua saúde, sua educação, seu respeito pelos concidadãos. Faça a sua parte e estará contribuindo para o bem de todos. Seja honesto e cumpridor dos seus deveres. Não se espelhe em maus exemplos de desonestidade, mesmo que sejam de pessoas ditas importantes. Faça o bem a todos, sem distinção, com amor e honestidade. Faça a sua parte e não espere pelos outros. Assim o mundo, a começar de nosso município, será melhor.

Dom Fernando Arêas Rifan

Bispo da Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianney